segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Prisão de Ventre: ninguém merece! Você passa por isso?


Inchaço, dor na barriga, gases, desconforto ou dificuldade na hora de evacuar... você passa por isso?
Uma grande parte da população sofre com a prisão de ventre ou intestino preso, termos usados para a obstipação ou constipação intestinal. É uma situação na qual as fezes geralmente ficam duras, secas, pequenas e difíceis de eliminar. Como conseqüência, as pessoas experimentam uma sensação de inchaço e intestino cheio. 
Embora seja uma situação que afeta homens e mulheres, são elas que mais sofrem com a prisão de ventre. E isso ocorre não só por uma questão fisiológica, mas também comportamental. A digestão e o funcionamento intestinal é naturalmente mais lento nas mulheres por questões hormonais. Mas o principal motivo para a diferença é cultural. Como as mulheres são educadas desde cedo a não evacuar e nem soltar gases em locais "inapropriados", muitas acabam desenvolvendo a obstipação. As emoções também interferem no trabalho intestinal. E as mulheres costumam engolir suas emoções, que implodem em vez de explodir e acabam por gerar um quadro de ansiedade o qual se reflete no intestino, que tanto pode travar como desandar. 
Outro fator que contribui para a dificuldade de evacuação é o descuido com a alimentação e o sedentarismo. Por isso, é de fundamental importância o consumo de alimentos ricos em fibras, verduras, legumes, frutas com casca, cereais e grãos. Não podemos nos esquecer da água, ao menos 2 litros de líquidos por dia, pois hidratam as fezes e evitam o ressecamento. A prática regular de exercícios físicos também ajuda, pois estimula o movimento do intestino, favorecendo a eliminação das fezes.
Alguns medicamentos também podem interferir no funcionamento do intestino, por isso o uso de medicamentos só é recomendado sob orientação médica.
Mas ao contrário do que muitos pensam, a prisão de ventre não é uma doença, é um sintoma. Entender as causas, prevenção e tratamento ajudará a maioria a obter alívio da prisão de ventre.
Para que o intestino funcione adequadamente, é necessário combinar alimentação, ingestão de líquidos e atividade física; além disso, é preciso regular o relógio biológico, e para isso não se deve adiar as idas ao banheiro quando sentir vontade.
Outras alternativas eficazes podem ser usadas para combater esse mal-estar, como a Drenagem Linfática, Acupuntura Auricular e Reflexologia.

Abaixo, confira:

Viu? Com algumas mudanças na dieta e no estilo de vida é possível se livrar desse desconforto.
Olhe mais para você, cuide-se. Invista em coisas que proporcionem bem-estar e fuja do estresse do dia-a-dia.

Viva saudável, viva bem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Agende seu horário!

e-mail: physio_movin@hotmail.com
(13)98864-4624