quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Contato com a Natureza Aumenta Sensação de Vitalidade

Ficar em contato com natureza deixa as pessoas mais vivas.

O contato com a natureza aumenta os níveis de concentração e a memória, é o que dizem pesquisas americanas. Segundo informações do jornal britânico Telegraph, apenas uma hora apenas de caminhada pelo campo já seria suficiente para melhorar em 20% o desempenho do cérebro. Já, se a caminhada for realizada por ruas movimentadas de uma cidade, não tem nenhum efeito benéfico sobre o cérebro.


Pesquisadores da Universidade de Michigan concluíram que o contato com a natureza é revigorante porque permite que as pessoas “se desliguem”, enquanto o ambiente urbano exige atenção constante dos pedestres. Marc Berman, um dos cientistas envolvidos no estudo, sugere que o contato com a natureza, seja passando alguns dias no campo ou apenas caminhando em um parque, pode ajudar a curar a fadiga mental. A pesquisa, publicada na revista Psychological Science, também aponta melhoras na memória e atenção de pessoas depois de elas simplesmente olharem fotografias de natureza.
Estudos publicados na edição de junho de 2010 da revista científica Journal of Environmental Psychology, concluem que a sensação de aumento da vitalidade proporcionada pelo contato com a natureza está além dos efeitos energizantes da atividade física e de interação social, os quais são frequentemente associados com as atividades ao livre.

Combustível para a alma
Segundo afirma Richard Ryan, professor de psicologia da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, “a natureza é combustível para a alma. Na maioria das vezes, quando nos sentimos esgotados procuramos por uma xícara de café, mas as pesquisas sugerem que uma forma melhor de se manter energizado é conectar-se com a natureza.” ele ainda acrescenta que os resultados são importantes tanto para a saúde física quanto para  a saúde mental.
“As pesquisas mostram que pessoas com um maior senso de vitalidade não apenas têm mais energia para as coisas que querem fazer, como também são mais resistentes a doenças físicas. Um dos caminhos para uma saúde melhor pode ser para passar mais tempo em ambientes naturais,” diz ele.

Natureza e bem-estar
Nos últimos anos, numerosos estudos de psicologia experimental descobriram ligações entre o contato com a natureza e o aumento da energia e da sensação de bem-estar.
Por exemplo, pesquisas já mostraram que as pessoas que fazem excursões ao ar livre relatam sentirem-se mais vivas e que apenas a lembrança das experiências ao ar livre aumenta os sentimentos de felicidade e de saúde.
Outros estudos sugerem que estar em contato com a natureza ajuda a afastar os sentimentos de esgotamento e que 90% das pessoas relatam um aumento de energia quando colocadas em atividades ao ar livre.

Efeitos da natureza
A novidade da pesquisa atual, escrevem os autores em seu artigo, é que eles testaram cuidadosamente se esta maior vitalidade associada com a natureza é simplesmente resultado de um “transbordamento” do sentir-se bem gerado pela atividade física e pelo contato com outras pessoas, uma mistura quase sempre presente nessas situações.
Para isolar os efeitos da própria natureza, os autores conduziram cinco experimentos em separado, envolvendo 537 estudantes universitários em contextos reais e imaginados.
Em um experimento, os participantes fizeram uma caminhada de 15 minutos através de corredores no interior de um prédio, ou em um trajeto arborizado ao longo de um rio. Em outro, os estudantes viram cenas fotográficas de edifícios ou de paisagens. Um terceiro experimento exigia que os estudantes se imaginassem em uma variedade de situações ativas e sedentárias, ao ar livre ou dentro de casa, sozinhos ou na companhia de outras pessoas.
Dois experimentos finais monitoraram o humor dos participantes e os níveis de energia durante todo o dia, usando narrativas feitas em um diário. Ao longo de duas semanas, os alunos registraram seus exercícios, as interações sociais, o tempo gasto junto à natureza e a exposição a ambientes externos.

Bem-estar causado pela natureza
Em todas as metodologias, os participantes sempre se sentiram mais energizados quando passaram um tempo em ambientes naturais ou imaginaram-se em tais situações.
Os resultados foram particularmente robustos, observa Ryan – estar em contato com a natureza por apenas 20 minutos em um dia foi suficiente para elevar significativamente os níveis de vitalidade.
A presença da natureza teve um efeito de energização acima de simplesmente estar fora de um prédio ou de uma casa. Em outras palavras, concluem os autores, estar ao ar livre é vitalizante sobretudo por causa da presença da natureza.
O contato com a natureza deve ser incentivado desde cedo e as crianças podem ser estimuladas através de atividades ao ar livre, passeios em parques, praias, brincadeiras na rua, piqueniques, etc.  Até mesmo plantar temperos em vasinhos dentro de casa é uma boa opção para incentivar o contato das crianças com a natureza.
Agora que você já sabe que não precisa muito, vamos lá? Fazer uma caminhada, um passeio de bicicleta, uma corrida na praia... Que tal? Depois é só desfrutar a maravilhosa sensação de "sentir-se mais vivo".


Fontes:
http://www.melhoramiga.com.br/2010/07/contato-com-a-natureza-aumenta-sensacao-de-vitalidade/ 
http://inconscientecoletivo.net/contato-com-a-natureza-faz-o-cerebro-funcionar-melhor/
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=contato-natureza-bem-estar-vitalidade&id=5404

segunda-feira, 29 de abril de 2013

DRENAGEM LINFÁTICA: mitos e verdades.

Ih, será que engordei?  Ou estou inchada? Você está se mantendo firme e forte na dieta, mas de repente, tudo ficou apertado! Bateu aquele medinho de subir na balança, né?  Caaaalma! Esse  aumento de peso pode ser água e não gordura. Como assim?
É a chamada retenção de líquido, na qual ocorre um acúmulo anormal de água entre as células do organismo. Por algum motivo a eliminação de líquido não está sendo realizada de forma efetiva pelo organismo, o que leva ao acúmulo, podendo chegar até a 2kg num único dia.
E o que drenagem linfática tem a ver com tudo isso?
Muito se ouve falar sobre a drenagem, mas o que é verdade e o que não é?
Emagrece? Tira o inchaço? Reduz gordura? Acaba com a celulite? São muitas as dúvidas e muitos mitos, já que a drenagem linfática traz grandes benefícios ao organismo, mas não faz milagres! Porém, as vantagens vão além da beleza, vamos conferir?


AFINAL, O QUE É A DRENAGEM LINFÁTICA?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem realizada com manobras suaves e rítmicas, cuja finalidade é levar o líquido em excesso, chamado de linfa, até os linfonodos (espécie de “canais” que escoam o líquido) para ser eliminado pelo organismo. A linfa é composta por água, toxinas e resíduos do metabolismo e quando se acumula entre as células dá origem ao edema (inchaço), que pode ser por todo o corpo ou localizado.  A drenagem linfática pode ser manual ou através de aparelhos.


A DRENAGEM LINFÁTICA REDUZ MEDIDAS?
Sim, a partir do momento que o sistema linfático funciona corretamente, o organismo elimina o excesso de líquido retido podendo haver uma diminuição de medidas, isso devido à eliminação de líquido, não de gordura. A drenagem diminui a retenção de líquido em todo o corpo e também nas regiões mais propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote.

ENTÃO A DRENAGEM LINFÁTICA EMAGRECE?
Não, ela é responsável pela eliminação do líquido juntamente com as toxinas e macromoléculas, além de ativar o metabolismo, o que favorece a queima dos estoques de gordura no corpo. A drenagem linfática por si só não reduz gordura. O que emagrece mesmo é a prática de atividades físicas e reeducação alimentar. A drenagem linfática auxilia e complementa o tratamento.


A DRENAGEM LINFÁTICA ACABA COM A CELULITE?
A drenagem linfática estimula o sistema linfático a funcionar corretamente, fazendo com que a circulação seja estimulada e restabelecida nas áreas de fibrose, onde os tecidoss encontram-se aderidos. Uma vez restabelecida a circulação, os nutrientes e oxigênio chegam aos tecidos, evitando as aderências, responsáveis pela aparência de “furinhos” na pele. A drenagem linfática age como auxiliar nos tratamentos de combate e prevenção à celulite.

FIZ UMA DRENAGEM LINFÁTICA E SENTI DOR. É NORMAL?

As manobras da drenagem linfática são de leve pressão, portanto não causam dor nem hematomas. Os movimentos suaves feitos na pele direcionam o líquido para as estruturas coletoras do sistema linfático para, posteriormente, serem eliminados pelos órgãos excretores, principalmente através da urina. Existem outras técnicas onde os movimentos empregados são vigorosos e intensos, como a massagem modeladora, por exemplo. Dependendo da intensidade com a qual a massagem for realizada, podem surgir dores e também manchas arroxeadas na pele em algumas regiões. Ressaltando, essas condições não ocorrem com a drenagem linfática.


DRENAGEM LINFÁTICA DIMINUI INCHAÇO?
Sim, o resultado positivo surge logo nas primeiras sessões. Redução do inchaço, melhora no funcionamento intestinal e até diminuição do estresse. Para quem sofre com a retenção hídrica, uma boa medida é adotar a drenagem linfática como um hábito. Além da eliminação do líquido, a drenagem linfática melhora o sistema imunológico, estimula a cicatrização, limpa o organismo das toxinas, combate a celulite,  combate sinusite, rinites e relaxa.


QUAIS OS CASOS ONDE A DRENAGEM LINFÁTICA É INDICADA?
-          Retenção hídrica
-          Insuficiência venosa
-          Pré e pós-operatórios de diversos tipos de cirurgias, principalmente as estéticas
-          Inchaço pré-menstrual e na gestação
-          Tratamento auxiliar para celulite
-          Estética facial
-          Diminuição de fibroses
-          Pós-traumatismos, entre outros.


QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA?
-          Redução de inchaços
-          Melhora da circulação
-          Melhora a nutrição e hidratação dos tecidos
-          Produz relaxamento físico e mental
-          Favorece a renovação celular da pele
-          Hidratação e nutrição da pele
-          Combate os radicais livres
-          Auxilia o sistema imunológico
-          Estimula os movimentos peristálticos, contribuindo para o bom funcionamento intestinal
-       Diminui o acumulo de líquido nos tecidos, prevenindo o aparecimento da celulite


Gostou? Agora você sabe que os benefícios da drenagem linfática vão muito além da estética. Quando realizada regularmente, ela apresenta resultados visíveis e perceptíveis no bem-estar geral e na beleza. As sessões duram cerca de cinqüenta minutos e devem ser feitas por um profissional qualificado em ambiente tranqüilo e aconchegante.
Inclua na sua rotina pelo menos uma sessão semanal. Invista no seu bem-estar e reserve um tempo para se entregar aos movimentos suaves e benéficos da drenagem linfática.



terça-feira, 9 de abril de 2013

Shiatsu

Aí vai uma dica para quem quer relaxar e energizar.

Já ouviu falar em Shiatsu?

É uma técnica milenar de massagem terapêutica, a qual utiliza a pressão nos dedos para liberação da musculatura. 

Trata-se de uma técnica oriental baseada no equilíbrio corpo-mente do indivíduo através dos pontos vitais para o equilíbrio físico e energético do corpo.
A técnica inclui também movimentos de alongamento, mobilização articular e exercícios respiratórios, promovendo conscientização corporal e auto-conhecimento do eu interior.

É utilizada para tratar diversos tipos de sintomas e desequilíbrios, entre eles distúrbios músculo-esqueléticos, prevenção de doenças psicossomáticas, males causados pelo stress, entre outros.


Muito mais que uma massagem, o Shiatsu é uma forma natural de equilibrar e fortalecer a energia e manter a saúde e o bem estar.

Experimente!





sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ofurô, o banho que combate a celulite e melhora a circulação.



O banho oriental ofurô visa melhorar a saúde mental, espiritual e psíquica, além de tratar a pele.

O ofurô é um método de origem oriental (significa água quente) conhecido por promover a saúde física e mental.
É extremamente benéfico para a saúde, limpeza da pele, relaxamento físico e mental. A água aquecida proporciona a estimulação sanguínea e reequilíbrio hormonal. A diferença no organismo é sentida logo após o banho. 
Mais do que um banho, é uma técnica terapêutica que vem sendo resgatada de culturas milenares para a atualidade, unindo o homem moderno às fontes naturais de saúde e equilíbrio. É indicado para combater o estresse, a ansiedade, dores musculares e os benefícios incluem melhora da circulação sanguínea e linfática, estímulo da atividade da celular, fortalecimento dos tecidos, tratamento da pele, proporcionando sempre relaxamento, bem-estar e melhora na auto-estima.
No Oriente os banhos são coletivos, mas no Ocidente o ofurô também é  adaptado  para versões individuais e/ou para casais.

A temperatura da água fica entre 36 e 42ºC. O formato da banheira, a posição do corpo de quem se banha, o volume e a temperatura da água, lembram um útero materno, trazendo sensação de conforto, segurança e bem-estar. Além disso, é acrescido de óleos essenciais 100% puros, pétalas de rosas, ervas, raízes ou folhas com ação terapêutica. O ambiente ganha velas coloridas, música suave, luzes e os chás complementam o ritual, o qual celebra todos os sentidos e prepara a pele para o toque, podendo ser associado a outras técnicas terapêuticas, como massagens, acupuntura e estética. Em temperatura alta proporciona a dilatação dos vasos sanguíneos, e , se acompanhado por massagem promove estímulo do sistema linfático, favorecendo a drenagem e agindo como coadjuvante no combate à celulite.
Seu uso pode ter algumas restrições, sendo importante atentar para a idade do cliente, tempo de imersão, horários, restrições orgânicas e alergias.
Banhar-se num ofurô representa harmonizar corpo e mente, emoções e sensações, reintegrar-se e interagir com a natureza. Enfim, o prazer de banhar-se num ofurô é altamente saudável. Experimente um bom banho de ofurô. 
Alivie o stress e viva melhor.


Agende seu horário!

e-mail: physio_movin@hotmail.com
(13)98864-4624